Hugo

Quem conhece sua História, reconhece o seu Valor
  

O engenheiro Hugo Manso se licenciou do CEFET RN em Maio de 2005 para assumir a coordenação da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a convite do Ministro Miguel Rossetto. 

Para encarar o desafio de auxiliar o Governo Lula, foi fundamental o traquejo político, institucional e técnico de Hugo na articulação entre o Governo Federal, o Estadual, Prefeituras e organizações da sociedade civil.

Hugo é dirigente do PT desde sua fundação em 1980, tendo participado do Movimento Estudantil. Profissional de engenharia trabalhou na indústria do sal e do petróleo sendo professor concursado do CEFET, hoje Instituto Federal. No CEFET Hugo foi dirigente sindical e foi eleito Vereador de Natal em 2000. 

Os bons resultados da agricultura familiar no estado são reflexos do alinhamento da política dos governos estadual e federal, articulada pela Delegacia do MDA durante sua gestão. O Rio Grande do Norte neste período tem se destacado nos programas de aquisição de alimentos, luz para todos, documentação da trabalhadora rural, regularização fundiária e acesso à terra todos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar.

Como Delegado do MDA, assumiu a articulação para operações de crédito e facilidades de acesso ao crédito com o Banco do Brasil e Banco do Nordeste através do PRONAF. Os investimentos em projetos estruturantes para a agricultura familiar se deram pela construção de barragens submersas, usinas de beneficiamento de leite, instalação de tanques de resfriamento, unidades de produção de polpas de frutas e de beneficiamento da castanha do caju, entrepostos de comercialização do mel da abelha, centros de inclusão digital, reforma e construção de casas nos assentamentos e uma Central de Comercialização da Agricultura Familiar em Natal.

Hoje mais de 90 mil famílias de agricultores familiares foram beneficiados pelas políticas do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado que promoveu a reestruturação da Emater, fortaleceu a Emparn, criou o Idiarn e a Seara como instrumentos institucionais. O Programa de Desenvolvimento Solidário e a articulação entre as políticas do MDA com o Ministério da Pesca e do Trabalho, em particular através da Economia Solidária, foram destaques neste período.

Como Delegado do MDA, manteve estreita colaboração com o INCRA e a SEARA, fortalecendo e dando maior visibilidade aos assentamentos da reforma agrária, que no RN somam hoje mais de 25 mil famílias.
Hugo liderou nos últimos 05 anos a política de organização territorial no RN, tendo sido  coordenador do Programa Territórios da Cidadania, com a inclusão de todos os municípios do Estado em 10 territórios. Este programa articula de forma planejada todas as políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal no âmbito do território, como espaço de intervenção concreta dos atores sociais e organização da sociedade civil

Dedicado, Hugo experimentou na gestão do MDA o mesmo destaque que teve na Câmara Municipal de Natal por 04 anos. Como vereador, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e teve destacada atuação junto aos movimentos sociais da Cidade em especial na organização dos Fóruns Sociais e mobilizações na área da saúde, transportes e nos debates referentes ao Plano Diretor e expansão urbana de Natal.

Natural de Natal, Hugo Manso, 50 anos, é casado e tem dois filhos. É engenheiro mecânico e começou a carreira profissional na Indústria de Beneficiamento do Sal em Mossoró. Sua trajetória política começa no movimento estudantil universitário e dedica-se em seguida a organização do PT tendo sido presidente do sindicato dos servidores do Cefet.

Disputou as eleições para o Senado em 2002, conquistando os votos de 217.926 potiguares. Sua campanha foi marcada pela defesa da candidatura de Lula a presidência da republica, objetivo maior da militância petista em todo país.

É novamente candidato pelo PT, desta vez ao lado da ex governadora Vilma de Farias do PSB, formando a dupla de candidatos ao Senado do governador Iberê Ferreira.